O que é Igreja?

Você já se fez esta pergunta? Como você responderia se alguém lhe perguntasse isso?

Certamente as pessoas têm diferentes respostas para essa pergunta e nem sempre há clareza a respeito do que é Igreja. Até mesmo entre os cristãos isso nem sempre está claro. Muitos simplesmente pensam que igreja é um local ou uma construção específica (normalmente com uma torre). Muitos acreditam que igreja é uma instituição que oferece várias programações religiosas: culto, grupos de oração, grupos de leitura e estudo da Bíblia, cerimonias de batismo, casamento ou sepultamento. Mas nenhuma dessas ideias realmente expressa o que é a Igreja, pois não se trata de um local ou de programações – de “estar” na igreja. Se trata de “ser” Igreja – a questão não é aonde vamos, mas quem nós somos.

Em 2 Coríntios 1.3-4 está escrito: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações”. Quando leio este texto sou lembrado de que a Igreja é o conjunto de pessoas que foi alcançada e consolada pelo amor de Deus. Mas, se parássemos por aqui, nossa definição estaria incompleta. Ser Igreja é também viver em missão. Ao mesmo tempo que a Igreja é o conjunto das pessoas que foram consoladas, ela também é o conjunto das pessoas que estão sempre prontas para consolar, do mesmo modo que foram consoladas.

Certa frase atribuída a John Wesley diz o seguinte: “Todo cristão deve estar pronto para morrer, ou para pregar”. Essa frase é forte, pois nos lembra que ser Igreja não é apenas desfrutar do fato de que Jesus morreu por nós, mas é também o chamado a estar disposto a entregar nossa vida para Deus. E nos lembra que ser Igreja não é apenas receber o amor de Deus, mas é estar disposto pregar (seja por meio de palavras ou por meio do nosso amar). Ser consolado e estar pronto para consolar – que Deus não nos deixe perder nenhum destes aspectos do que é ser Igreja.

 

Diálogo:

Na sua opinião, atualmente as pessoas ainda pensam que ser Igreja tem a ver com um conjunto de programações? Por que elas pensam assim?

Olhando para aqueles que frequentam programações em instituições religiosas: estas pessoas tendem mais a esperar por consolo ou a estarem dispostas a consolar? Por que?

Para muitas pessoas a igreja é apenas uma instituição que tem interesse em enriquecer as custas das pessoas. Será que essa era a proposta de Cristo e a ideia inicial da Igreja Cristã? Como podemos agir para mostrar qual a verdadeira ideia do que é ser Igreja?

 

Ser Igreja não tem a ver apenas com aquilo que recebemos de Deus, mas também com aquilo que oferecemos às pessoas.

print

2 thoughts on “O que é Igreja?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *