ALIANÇA COM…

Com quem você faria uma aliança, um pacto?

Com quem você estaria disposto a “assinar um contrato” e com que perfil de pessoa você teria dificuldade?

 

O nosso conceito de CONTRATO, geralmente pressupõe um acordo entre DUAS PARTES IGUAIS. Já na bíblia, o termo ALIANÇA geralmente pressupõe um CONTRATO entre partes DISTINTAS! Isso porque o termo geralmente é usado fazendo relação ao contrato entre Deus e o seu povo.

 

Observaremos os contratos entre Deus e seu povo, e em seguida algumas implicações para nossa realidade:

 

A bíblia nos apresenta um Deus todo poderoso, que, a despeito da sua grandeza, deseja fazer um acordo com a humanidade. Poderíamos iniciar na aliança com Noé, após o dilúvio, simbolizando que Deus nunca mais destruiria a humanidade como um tudo. Mas, queremos focar na Aliança de Deus com o seu povo, e algumas das várias renovações desta Aliança:

 

A Aliança começa com Abrão, pai do povo de Israel, quando Deus faz aliança com ele, somente Deus se comprometendo, a referência é Gênesis 15. Esta aliança é precursora para o povo de Israel, a partir dela temos renovações e novos momentos da Aliança:

 

  • Deus renova a aliança com Moisés e o povo,  Êxodo 19, concedendo não apenas uma renovação, mas também cláusulas pelas quais o povo pudesse se manter na aliança, os dez mandamentos, que encontramos em Êxodo 20. Agora o povo tinha regras para se manter na Aliança, será que eles conseguiram? Não!

 

  • E ainda no deserto, a próxima geração, por ter se afastado do Senhor, tem a aliança renovada, Deuteronômio 29. Essa versão da aliança traz sua centralidade para um povo prestes a entrar na terra prometida. Eles a seguem? Logicamente não!

 

  • Apesar de sua infidelidade, eles recebem a terra de Canaã. No entanto, já sob a liderança de Josué, a aliança precisa ser renovada.

 

– Josué confronta o povo, leia Josué 24.14-15.

– Ele tem postura, antes de ouvir a resposta do povo!

– O povo também quer renovar a aliança, leia Josué 24.16-21.

– Josué 24.22-25 mostra que, ao se fazer aliança com o Senhor, precisa-se lançar fora o que afronta este Senhor!

 

DIÁLOGO: O que precisamos deixar de lado, tendo em vista que temos uma aliança com o Senhor?

 

Em seguida, o livro de Juízes vai apontar que cada geração precisa renovar a aliança com Deus, leia Juízes 2.9 como exemplo de uma geração não ter deixado o legado do Senhor para a próxima.

 

DIÁLOGO: O que fazemos para que as novas gerações permaneçam na aliança?

 

Assim, ao longo do Antigo Testamento, vemos profetas chamando o povo de volta à aliança de Deus com eles, bem como, teremos vários momentos subsequentes em que este contrato de Deus com seu povo é retomado.

 

Veremos um pouco mais deste tema da “ALIANÇA” nos cultos no mês de setembro!

 

DIÁLOGO: Ao longo dos textos bíblicos, a relação entre Deus e seu povo é comparada a relação de um noivo com sua noiva. Para tal, pressupõe a fidelidade. Por exemplo, em Jeremias 3.20 lemos: “Mas, como a mulher que trai o marido, assim você tem sido infiel comigo, ó comunidade de Israel, declara o Senhor.”

Deus por vezes se sente traído! Por outro lado, sua maneira de ser fiel ao seu povo, apesar da infidelidade deste, quer ser exemplo também para nossos casamentos!

PERGUNTA: quais os maiores desafios para nossas Alianças, marido e mulher, na atualidade? De que forma o amor de Deus para com seu povo pode nos auxiliar?

 

OREM UNS PELOS OUTROS, PARA SEREM FORTALECIDOS NAS SUAS ALIANÇAS, SEJAM CASAMENTOS OU OUTRAS RELAÇÕES, BEM COMO NA CAMINHADA COM O SENHOR!

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *