SABEDORIA

O que é sabedoria?

 

“UMA PESSOA QUE SABE MUITO… AINDA NÃO É SÁBIA. E UM SÁBIO TAMPOUCO PRECISA SER ALGUÉM QUE SABE MUITO OU MESMO TUDO.” M. Görg

 

Na era da informação, o acúmulo de conhecimento não nos aproximou da sabedoria! Pois, acumular informações, sem saber o que com elas fazer, não nos ajudou neste processo! Mas, então, como se tornar sábio?

 

“PARA QUE ALGUÉM SE TORNE SÁBIO, ELE PRECISA DO SABER ADEQUADO E PRECISA SER CAPAZ DE LIDAR DE MODO CORRETO COM ESSE SABER.”  Erich Zenger

 

Ou seja, conhecimento não é igual a sabedoria. No entanto, a sabedoria necessita de algum conhecimento, com a finalidade de colocá-lo em prática. Aprender, Praticar e Ensinar!

 

De onde procede a sabedoria?

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.

Provérbios 9:10

Temer, mais do que ter medo, é uma CONFIANÇA em DEUS, pois, não obstante todas as dificuldades que vivenciamos, ele governa o todo. E confiança num Deus bom, por consequência, motiva para a prática sapiencial da vida.

 

Um exemplo de sabedoria e confiança: O próprio Faraó, Gn 41.16, quando percebe que a interpretação de seus sonhos dita por José procede de Deus, confiando nessa interpretação, inicia uma caminhada de sabedoria, pois, coloca em prática o conhecimento recebido. A confiança do Faraó no Deus de José é expressa pela responsabilidade que agora é repassada a José, como administrador do Egito!

 

DIÁLOGO:

 

  • Você já teve uma história pessoal transformada em sabedoria, porque aplicou a confiança nos preceitos de Deus em sua vida?

 

Assim, a sabedoria era conhecida como a “teologia da razão prática”. Sua fonte de conhecimento é a razão, cuja finalidade é a vida prática!

Na teologia sapiencial tardia de Israel, é a própria sabedoria divina que inspira as pessoas na sua própria busca por sabedoria! Ou seja, a sabedoria de Deus, inspira o ser humano a viver de forma sábia! Em Provérbios capítulo 8, a sabedoria nos é apresentada como um personagem. Leia Provérbios 8.22-36.

 

DIÁLOGO:

  • De que forma Deus já lhe inspirou a viver de forma sábia?

 

O limite da sabedoria humana:

Quando a sabedoria de Deus é apresentada aos coríntios, ela é afirmada como algo muito supremo, comparada com o conhecimento humano: “Destruirei a sabedoria dos sábios…” I Coríntios 1.19.

Leia o contexto todo, I Coríntios 1.18-25:

Ou seja, diante de Deus, nossa sabedoria não é nada! Pois, fica evidente que com sua própria sabedoria o ser humano não alcança o conhecimento divino.

Mas, com a loucura da cruz de Cristo, a sabedoria de Deus é anunciada na sua excelência! Ou seja, numa mensagem louca na perspectiva meramente humana, temos o auge da sabedoria divina sendo revelada!

E exatamente em Cristo está nossa chance de acesso à sabedoria divina!

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *