O que é sabedoria?
“UMA PESSOA QUE SABE MUITO… AINDA NÃO É SÁBIA. E UM SÁBIO TAMPOUCO PRECISA SER ALGUÉM QUE SABE MUITO OU MESMO TUDO.” M. Görg
Na era da informação, o acúmulo de conhecimento não nos aproximou da sabedoria! Pois, acumular informações, sem saber o que com elas fazer, não nos ajudou neste processo! Mas, então, como se tornar sábio?
“PARA QUE ALGUÉM SE TORNE SÁBIO, ELE PRECISA DO SABER ADEQUADO E PRECISA SER CAPAZ DE LIDAR DE MODO CORRETO COM ESSE SABER.” Erich Zenger
Ou seja, conhecimento não é igual a sabedoria. No entanto, a sabedoria necessita de algum conhecimento, com a finalidade de colocá-lo em prática. Aprender, Praticar e Ensinar!
De onde procede a sabedoria?
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.
Provérbios 9:10
Temer, mais do que ter medo, é uma CONFIANÇA em DEUS, pois, não obstante todas as dificuldades que vivenciamos, ele governa o todo. E confiança num Deus bom, por consequência, motiva para a prática sapiencial da vida.
Um exemplo de sabedoria e confiança: O próprio Faraó, Gn 41.16, quando percebe que a interpretação de seus sonhos dita por José procede de Deus, confiando nessa interpretação, inicia uma caminhada de sabedoria, pois, coloca em prática o conhecimento recebido. A confiança do Faraó no Deus de José é expressa pela responsabilidade que agora é repassada a José, como administrador do Egito!
DIÁLOGO:
- Você já teve uma história pessoal transformada em sabedoria, porque aplicou a confiança nos preceitos de Deus em sua vida?
Assim, a sabedoria era conhecida como a “teologia da razão prática”. Sua fonte de conhecimento é a razão, cuja finalidade é a vida prática!
Na teologia sapiencial tardia de Israel, é a própria sabedoria divina que inspira as pessoas na sua própria busca por sabedoria! Ou seja, a sabedoria de Deus, inspira o ser humano a viver de forma sábia! Em Provérbios capítulo 8, a sabedoria nos é apresentada como um personagem. Leia Provérbios 8.22-36.
DIÁLOGO:
- De que forma Deus já lhe inspirou a viver de forma sábia?
O limite da sabedoria humana:
Quando a sabedoria de Deus é apresentada aos coríntios, ela é afirmada como algo muito supremo, comparada com o conhecimento humano: “Destruirei a sabedoria dos sábios…” I Coríntios 1.19.
Leia o contexto todo, I Coríntios 1.18-25:
Ou seja, diante de Deus, nossa sabedoria não é nada! Pois, fica evidente que com sua própria sabedoria o ser humano não alcança o conhecimento divino.
Mas, com a loucura da cruz de Cristo, a sabedoria de Deus é anunciada na sua excelência! Ou seja, numa mensagem louca na perspectiva meramente humana, temos o auge da sabedoria divina sendo revelada!
E exatamente em Cristo está nossa chance de acesso à sabedoria divina!