O LADO BOM DA VIDA!

 

VEJA O LADO BOM DA VIDA!

 

Este estudo tem como objetivo:

  • reconhecer em Deus a fonte da bondade;
  • perceber e praticar a gratidão. Além de fazer bem, nos ajuda a perceber o lado bom da vida!
  • apesar dos vários sinais da bondade serem temporárias, se alegrar na bondade eterna!

 

A bondade é oriunda de Deus, e experimentada tanto por justos como injustos!

 

“Porque ele (Deus) faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.” Mateus 5:45

 

Desafie a si mesmo e cada participante do grupo: feche os olhos por 1 minuto e visualize seu dia. O que você percebeu? Aspectos mais positivos ou negativos? Nossa memória é seletiva, em partes depende do que você está acostumado a perceber: alegrias, tristezas, injustiças, vitórias, desafios, problemas??

 

Se seu dia foi marcado por ótimas notícias, é fácil enxergar o lado bom da vida. Mas, o que fazer, quando situações difíceis nos assolam? Como enxergar o lado bom da vida ali?

Observe o texto de Eclesiastes a seguir:

 

“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:

tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,

tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir,

tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,

tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,

tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora,

tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,

tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.”

Eclesiastes 3:1-8

 

Este é um texto poético, filosófico, redigido por um observador experiente, que percebe os diversos momentos que compõem a vida!

 

DIÁLOGO: Com qual dos “tempos”, que representam “momentos específicos” da vida, você identificaria seus últimos dias?

 

A NECESSIDADE DOS OPOSTOS:Os opostos nos fazem valorizar os bons momentos na vida. Momentos difíceis nos fazem perceber que já tivemos bons momentos! Aqui também surge a percepção de que tudo é passageiro, e que assim como bons momentos passam, também momentos desagradáveis irão passar. E podemos contar novamente com sinais da bondade de Deus!

 

GRATIDÃO: ver o lado bom da vida – tem haver com Gratidão! Isso, cristãos e não cristãos podem aproveitar! Observe o vídeo abaixo, ele revela como a boa criação do nosso sistema nervoso é perfeita e que é possível enxergarmos o lado bom da vida, a partir da gratidão:

 

Podemos aprender com a ciência! Aliás, será que o próprio criador, que sempre novamente nos convida à um estilo de vida baseado na gratidão, já não sabia como as conexões neurais funcionam? Logicamente que sim! As dicas do vídeo, em iniciar o dia com gratidão e chegar ao final do dia, com um levantamento de motivos especiais vivenciados no dia. Isso nos ajuda a perceber a presença diária da bondade de Deus, nos pequenos e grandes aspectos da nossa vida!

 

EXERCÍCIO: Reflita mais uma vez no seu dia. Em qual situação você experimentou a bondade de Deus no dia de hoje? Compartilhe para alguém no grupo pelo menos 5 sinais da bondade de Deus!

 

Mas, apesar de todas estas descobertas da neurociência, e por mais positivos que decidimos ser, ao encarar a vida, há momentos em que não conseguimos ver o lado bom da vida!

Momentos em que questionamos, conforme Eclesiastes 3.9:

“O que ganha o trabalhador com todo o seu esforço?”

 

Este verso traz uma pergunta pelo “sentido da vida”. O que adianta investir, se tudo um dia vai passar? Que bom que o sofrimento passa, mas, os bons momentos, boas conversas com amigos, as reuniões familiares em torno da mesa, possibilidade de passear, viajar, praticar um esporte, tudo um dia passará! De repente a vida não faz sentido, o autor está em desespero, pois a vida é apenas um vai e vem de bons e maus momentos!

 

A PERSPECTIVA DE UM TEMPO ATEMPORAL

Surge o anseio pela eternidade, em que tudo seja estável, seguro, permanente. O anseio do “pra sempre”…. Isto traz uma nova perspectiva ao final do nosso texto:

“Tenho visto o fardo que Deus impôs aos homens.

Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.”

Eclesiastes 3:10-11

 

Literalmente expresso está um anseio pela eternidade… num período, provavelmente século IV a.C., em que não se sabia direito, se haveria vida eterna, percebe-se a busca por algo que perdura!

 

Para nós cristãos, este anseio é respondido alguns séculos depois da escrita de Eclesiastes, com a vinda de Jesus Cristo!  

Jesus, onde tempo e eternidade se encontram! A bondade máxima de Deus é expressa no seu Filho, que nos conecta com a eternidade!

Por isso, viva cada momento como único, pois “tudo tem seu tempo determinado debaixo do sol.” Curta a vida, veja o lado bom, exercite a gratidão!

Mas, não se esqueça, tudo vai passar! Por isso, não perca de vista a perspectiva da eternidade!

 

DIÁLOGO:

Temos em vista no dia a dia a perspectiva da eternidade, que nos é trazida por Jesus?

Conseguimos, nesta perspectiva eterna, aproveitar o lado bom da vida, pois, também o que é passageiro, temporal, é presente de Deus, e deve ser aproveitado?

print

One thought on “O LADO BOM DA VIDA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *