INTEGRIDADE

Seja íntegro! Viva de acordo!

Que sua fé se expresse no seu viver!

Mas, o que é integridade?

O dicionário apresenta “integridade” como característica ou estado daquilo que se apresenta ileso, que não foi atingido. O testemunho bíblico apresenta o fato de que a humanidade foi atingida pela realidade do pecado, que tem sua origem na desconfiança de Deus. Como viver de forma íntegra com Deus e com as pessoas no nosso dia a dia, nós que cremos, mas também fomos lesados pela realidade do pecado?

 

Enquanto os primeiros 3 capítulos de Efésios apresentam a base teológica da vida cristã, a partir do capítulo 4, temos também várias consequências práticas!

O início do texto nos fala de uma vocação, a qual fomos chamados! Aqui não se trata de uma vocação profissional, nem ainda num primeiro momento tem haver com uma dedicação prática no Reino de Deus. Antes, nas palavras do próprio apóstolo Paulo, a vocação primeira é para estarmos em Cristo:

 

QUAL A VOCAÇÃO DE TODO CRISTÃO?

Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. I Coríntios 1.9

 

EM SEGUIDA, VEM O ADEQUAR-SE À VOCAÇÃO – a INTEGRIDADE! É como se Paulo dissesse aos cristãos de Éfeso: “Sejam íntegros! Vivam como cristãos!”:

Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Efésios 4:1-2

 

O convite à integridade é, em verdade, uma busca para se adequar à realidade da qual pertencemos!

 

Seria como um estudante, que se dedicou para passar no vestibular….

Franca 07-02-2015 APROVADAVESTIBILARESMEDICINA Larissa Rodrigues Garcia, 18 anos, que foi aprovada em 11 vestibulares de medicina. Crédito: Dirceu Garcia/Comércio da Franca.
Crédito: Dirceu Garcia/Comércio da Franca.

Uma vez que passou, deve ser coerente com o novo estado, ou seja, universitário, precisando se adequar à nova realidade!

manter-acordado-estudando-noite-noticias

Mas, no caso dos cristãos, como nos adequamos ao novo estado de vida, o de “pertencermos a Cristo”? De acordo com Efésios 4, com as seguintes qualidades:

HUMILDADE: diferente do que ser humilhado. Significa, saber que se é pequeno, mas, ao mesmo tempo, reconhecer o poder e a habilidade de Deus.

 

GENTILEZA: as traduções trazem – manso, dócil – literalmente, sendo gentil! Como isso se evidencia no trânsito, no comércio agitado?

 

LONGANIMIDADE: aponta para a paciência, não desistindo dos seus irmãos na caminhada!

 

SUPORTANDO UNS AOS OUTROS COM AMOR: a palavra indica ter paciência com alguém que está te provocando, até passar a provação!

 

DIÁLOGO: nossa vida está de acordo com nossa fé? Incentivamos aqui um espaço para se dialogar sobre dificuldades e interceder um pelo outro!

 

Ainda faz parte do processo de se tornar íntegro à fé cristã:

 

Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Efésios 4.3

 

O vínculo da paz é resultado da presença do Espírito Santo. Desde o Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado, há acesso a este vínculo da paz. A nós cabe mantermos o vínculo, que, em outras palavras, é a unidade do Espírito.

 

DIÁLOGO: Como o vínculo da Paz pode ser vivenciado de forma nova na nossa vida comunitária?

 

INTEGRIDADE DO CRISTÃO NÃO É UMA CONSTRUÇÃO PRÓPRIA!

Para não cairmos em tentação, de acharmos que precisamos produzir esse novo estilo de vida por força própria, nos é ensinada a base deste jeito de ser do cristão que se adequa à sua fé:

 

Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;

há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,

um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.

Efesios .4.4-6

 

Paulo aponta novamente para a unidade do Espírito, que nos fortalece na mesma fé no mesmo Senhor, no qual fomos batizados. Aqui está a origem do nosso “viver de acordo”, de ser íntegro com a fé em Cristo!

 

DIÁLOGO: Dependemos de Deus Pai, que está em todos e age na vida de todos, para vivermos de forma íntegra à nossa vocação?

 

ORAÇÃO: finalize o encontro do seu grupo, compartilhando motivos de oração. Vale também fazer duplas de oração, em que um compartilha com o outro seus desafios pessoais em busca da integridade!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *