Ter uma expectativa nos faz ESPERAR. Se a expectativa for boa: uma ligação ou um whatsapp com uma boa notícia, então esta ESPERA renova a ESPERANÇA.
Mas, se esperamos por uma resposta que pode ser negativa:
o resultado de um exame que pode diagnosticar uma doença, uma nota de uma prova, na qual tenho a impressão que não fui bem, esta ESPERA pode nos levar a um DESESPERO!!
Quem perde a ESPERANÇA, deixa de ESPERAR e se DESESPERA!!
Ler Lucas 8.40-42:
CENA 1: MOMENTO DE ESPERAR:
1.1Jesus é esperado pela multidão!
Há uma multidão esperando Jesus, v.40. Podemos constatar pelo relato do que acontece paralelamente, a partir do verso 43, de que uma multidão comprimia a Jesus.
1.2 Somos apenas parte da Multidão!
Não é sempre que queremos ser vistos como mais um, há pessoas que tem dificuldade de se enxergarem parte do POVÃO. É o povo que recebeu a Jesus, quando ele volta da região dos Gadarenos, terra pagã!
Jairo, por mais importante que era (chefe de sinagoga – também se une à multidão.). Sua demanda, a única filha que está à morte, faz com que o seu pai se une ao povo na espera por Jesus! Aliás, tem situações às quais nos submetemos, apenas por amor aos filhos!
1.3 Expondo seu problema e sua esperança!
Por vezes nos acostumamos com “usar fachadas/máscaras”.
Mas, quando a situação é limítrofe (entre esperança e desesperança), então não escondemos mais nossa dor, insegurança ou temor!
Jairo ousou expor sua dificuldade e mostrar onde estava sua esperança!
Questões como: “O que os outros vão falar de mim?” ou “Eu, no meio do povão!” ou ainda: “Eu, líder de uma casa de oração, buscando auxílio deste cara tão controverso?”
O MEDO DE DESESPERAR, faz ele ESPERAR por Jesus!
DIÁLOGO:
- Que situações são limítrofes para nós, ou seja, nos levam a Esperar na presença de Cristo?
…mas, até os que buscam a Cristo, podem viver situações que os levam ao desespero:
Ler Lucas 8.49:
CENA 2: MOMENTO DE DESESPERAR!
A notícia da morte é um ponto final! Acaba com a esperança! Cristãos também entram em desespero, fundamental, neste caso, quando não se consegue reverter a situação, leve seus sentimentos de desespero na presença de Jesus!
Também não é assim conosco, quando a situação é a pior, ainda temos de ouvir pessoas que nos levam mais pro fundo do poço? Nesse verso 49, o homem que vem relatar o falecimento, faz uma interpretação bem limitadora de Cristo:
Um Jesus que é apenas um Mestre. E como tal, pode intervir até determinado ponto, mas há um limite!
Nós já sabemos que Jesus venceu a morte, que ele É A RESSURREIÇÃO e a VIDA!
Diálogo:
- Saber que Jesus é a Ressurreição e a vida, nos renova a esperança?
- Ou são outros limites que nós colocamos ao Senhor?
Ler Lucas 8. 50-56:
Cena 3: JESUS RENOVA A ESPERANÇA!
O convite de Jesus diante da cena de DESESPERO é fascinante:
NÃO TEMAS! CRÊ SOMENTE! ELA SERÁ SALVA!
Segue-se: Uma caminhada com Jesus até a casa de Jairo. Risadas duvidosas! E um corpo sem vida!
Mas, Cristo chama a menina e seu fôlego de vida retorna! A presença de Cristo, derrota a morte e nos faz esperar pelos próximos capítulos da vida!
O Senhor não depende da nossa fé pra agir!
Mas, se ESPERAMOS nele, nossa maneira de encarar a vida muda. Nossa fé é fortalecida! Ou seja, nosso esperar não define o agir de Cristo, mas muda nosso prisma da história!
MOTIVOS DE ORAÇÃO:
Quais são seus motivos de desespero?
O que te tira o sono, já te fez perder a esperança?
Oremos uns pelos outros e nos motivemos a depositar diante do Senhor nossos desesperos, bem como também nossa esperança!
ESPERE PELO SENHOR! A parábola do filho pródigo, alguns capítulos adiante em Lucas 15, nos revela que o Pai, ou seja, Deus espera por nós! Espere por seu agir também!