Um time é formado por diversas pessoas! Inclusive em esportes individuais, por detrás de um atleta, há toda uma equipe formada por técnicos, assistentes, fisioterapeuta e outros profissionais!
Não fomos feitos para vivermos sozinhos! Nosso criador constatou que “não é bom que o homem esteja só!” Essa afirmação está relacionada em primeiro plano à criação da mulher, mas também pode ser entendida em relação ao que nos define, seres relacionais! Precisamos de um outro alguém, não fomos criados como seres autônomos!
A busca da autonomia, é um movimento comum do ser humano, desde seu afastamento do próprio criador, por ocasião do pecado, Gênesis 3. Depender, coexistir, não ter a própria “regra do jogo” em suas mãos, era o ideal de Deus para o ser humano, a partir do relato dos primeiros capítulos da bíblia!
No nosso culto sob a temática “Que seleção é essa?”, que partiu das equipes esportivas, usando a linguagem do Xadrez para mostrar os diferentes perfis que fazem parte da seleção de pessoas com as quais convivemos. Dois textos do Novo Testamento foram mencionados:
I Coríntios 12.12-31 e Romanos 12.3-8.
As similaridades desses textos são as seguintes:
- apresentam os cristãos como membros do Corpo de Cristo: Romanos 12.4,5; I Coríntios 12.12.
- enfatizam o pertencimento mútuo – somos membros uns dos outros: Romanos 12.5, I Coríntios 12.15,16, 21-26.
DIÁLOGO a partir das similaridades dos textos:
- Somos influenciados por uma época que enfatiza demasiadamente o individualismo. Conseguimos nos enxergar ainda como parte de um todo?
- Se somos membros uns dos outros, quem sofre com minha ausência do corpo? Eu me importo com este aspecto?
Dentro dessa lógica de corpo, de pertencimento mútuo, é que os Dons Espirituais são apresentados. Não temos todos os dons exatamente para que, na limitação, busquemos uns aos outros.
A diferença que há entre os dois textos, refere-se aos diferentes dons que o Espírito de Deus havia concedido às comunidades de Roma e de Corinto:
- Observe que a lista de dons é distinta: Romanos 12.6-8 e I Coríntios 12.28-30.
DIÁLOGO a partir das diferenças dos textos:
- Por que Deus não dá todos os dons a uma comunidade?
Percebemos, a partir dessa simples comparação, que no Novo Testamento não há uma comunidade que pudesse se apresentar como perfeita, pelo fato de ser completa! Não há incentivo, a partir do próprio Cristo, para a independência em relação aos demais grupos de cristãos!
O mesmo Espírito Santo tanto nos convida a fazermos parte do Corpo de Cristo, ou seja, de pertencermos a Cristo, quanto distribui os dons para fortalecermos esse Corpo, do qual somos apenas um membro. Mas, o Espírito Santo nos concede o que precisamos, não necessariamente o que queremos. Apesar disso, podemos pedir, conforme I Coríntios 12.31.
DIÁLOGO: você tem colocado seus dons a serviço do Corpo de Cristo?
Para Refletir :
“Não existe nenhum ser verdadeiro fora da comunhão.
Nada existe individualmente, concebido em si mesmo.
A pessoa não pode existir fora da comunhão.
Nem Deus, pois Deus é amor e não há amor sem o outro.”
Vladimir Lossky
Sugestão de Dinâmica:
Material: um novelo de lã.
Todos do grupo estão em círculo, joga-se o novelo para um do grupo, segurando a ponta. Ao repassar o novelo, fala-se de algum dom/talento da pessoa que recebe o novelo. Esta, por sua vez, passa a um outro participante. Por fim, há uma teia de pessoas conectadas com seus talentos. Pode proporcionar bons diálogos a partir dos dons que outros percebem em nós!
DONS – qual será o meu?
Muitas vezes descobrimos apenas nossos dons e também outros potenciais, quando nos envolvemos na prática. Temos uma demanda muito grande para os dias do Ciclo de Palestras, 26-28 de Agosto.
Procuramos pessoas que se envolvam apenas em um dos programas, para que nos demais possam participar das palestras.
Necessidades:
- cuidar das crianças no parque;
- auxiliar cuidando durante a história;
- conduzindo um momento de reflexão num grupo menor após história (será entregue material previamente);
- cuidar e brincar com as crianças menores até 2 anos;
Interessados, falar com o missionário Rafael: 9641 2669